quinta-feira, 22 de março de 2012

Introdução

Sejam  bem-vindos a este blog!

A vontade de realizar este canal de informação sobre orquestração é justamente uma tentativa de aumentar o conteúdo estudado sobre o assunto e colocar à disposição de qualquer pessoa em trocar informações, idéias e comentários a cerca de algumas obras, movimentos ou até pequenos trechos orquestrais.

Através de ferramentas de análise textural aplicada a orquestração vou procurar expor aqui os meus estudos e anotações sobre está difícil arte da combinação dos sons.

Esta ferramenta está sendo aprimorada , mas foi usada pela primeira vez aplicada por mim no meu trabalho de conclusão de curso: "Combinações Timbrísticas e Aspectos Texturais na Orquestração de Pini di Roma de Ottorino Respighi" sob orientação do Professor Dr. Lutero Rodrigues e ao decorrer do curso, com o Professor Dr. Achille Picchi. O trabalho teve prêmio de excelência dado pelos Conselhos de Curso do Instituto de Artes da UNESP.

Não poderia deixar escapar, desde já, o meu profundo agradecimento ao mestre Evaldo Soares que sempre me incentivou e verdadeiramente, me iniciou à pesquisa e a busca incessante pelo conhecimento da orquestração.

Evaldo também comentou, ainda hoje, com a antiga ideia de montarmos uma "Associação de Compositores e Arranjadores do Estado de São Paulo" ou algo parecido, quem sabe este não é um primeiro passo ?!

Espero que aficionados pelo assunto sitam-se à vontade em comentar e a expor pois este blog acima de tudo, é um grupo de estudo, e para os que tem menos ou nenhuma afinidade no assunto, espero que este espaço tenha alguma serventia!

Obrigado à minha família, minha querida esposa Angélica e meus amigos e companheiros de longa data: Thiago Alves, Paulo Malheiros, Edson Santanna, Daniel D'Alcantara, Mauricio "Laws" de Souza, entre tantos outros!

Vamos colocar isso aqui para funcionar!

Abraços

5 comentários:

  1. Tem como compartir partituras, sobre trabalhos que fiz e que gostaria serem availados e o criticados.?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Sim! Claro! Me mande por e-mail e futuramente postarei sua composição no blog! Umas das idéias é justamente esta! Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Parabens ! São blogs como este que consolidam toda a força positiva da internet

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito feliz em conhecer esse espaço.
    Parabéns, Carlos, por sua imensa iniciativa!
    Também me aventuro a compor e estou precisando tirar algumas dúvidas antes de publicar uma pequena sinfonia.
    Você teria como me ajudar o sabe quem poderia fazê-lo?
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir